segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sê Fiel no Pouco!…


Sê Fiel no Pouco!…
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” ( 1 Coríntios 15:58)
“Porque o reino dos céus é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.”
(Mateus 25:14-31)
Certamente nós já ouvimos estas frases por ai:
“Um dia, quando eu for promovido, então eu darei tudo de mim neste trabalho!”…
“Se eu estiver na liderança, aí sim, eu poderei demonstrar todo o meu talento!”…
“Ah, o que ganho é muito pouco para tanto esforço!”…
Não temos ideia se o último servo da parábola acima pensou deste jeito, talvez sim, mas foi o suficiente para desagradar o seu senhor.
Temos aqui a história de 03 servos e um senhor. Uma parábola que Jesus usou para explicar como que funcionam as coisas no reino dos céus. Neste caso, o senhor da história, ao anunciar a sua partida, confiou aos seus servos alguns talentos (os bens dele, dinheiro) e, cada qual recebeu uma parte para cuidar, segundo a capacidade de cada um. Este senhor conhecia muito bem os seus servos, e um dia ele voltou, passando a prestar contas de seus talentos com aqueles a quem os depositara. Bom, a coisa foi boa para os dois que haviam recebido mais bens, e foi terrível para o último servo, aquele que havia recebido apenas um talento, o qual resolveu nada fazer com isso. A este foi tomado tudo!
Muitos cristãos costumam adotar critério iguais aos deste servo. É natural ver alguns de nós se esquivando de muitas coisas no reino de Deus com o pretexto de que não nasceu para isso ou não foi chamado para nada, que não possui talento algum, que não tem nenhum dom, etc e tal. Mas, na verdade, todos nós que vivemos nesta terra, temos uma missão comum: anunciar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. A forma como se vai fazer isto, depende do arbítrio e da verdadeira compaixão de cada um de nós. No entanto, o correto da vida seria viver aqui para nos completarmos uns aos outros até Jesus voltar um dia para nos buscar. É verdade também, que não existe apenas um dom para todos, e todos têm que se tornarem úteis operando apenas de uma única forma no reino de Cristo.
A verdade é que há diversidade de dons, ministérios, operações de maravilhas, sabedoria, ciência, a fé, a cura, profecia, discernimento de espírito, variedade de línguas, interpretação de línguas, enfim coisas úteis para buscarmos. MAS, O SENHOR É MESMO DEUS (I Co. 12:4-8).
Voltando à parábola, vejamos: os três homens receberam quantidades diferentes de talentos, mas analisando bem, o percentual de cada um era exatamente igual. Tudo representava o 100% para eles. O último servo desprezou esse princípio dado pelo seu senhor porque talvez em sua matemática invejosa e egoísta achou que seu senhor era mau e arrogante. Podemos observar esse descaso pelo bem de seu senhor, quando na hora da prestação de contas o seu discurso foi evasivo, inseguro e preguiçoso.
Um dia, todos nós prestaremos contas diante de Jesus. Será muito triste ver que muitos daqueles a quem Cristo confiou as suas riquezas, não as multiplicaram, mas as esconderam ou as guardaram para si até o fim e mais nada além disso. Tesouro escondido não é coisa do reino de Deus, pois o mapa de nosso Tesouro é conhecido e deve ser multiplicado ao máximo possível, ainda que pouco, como achou aquele servo, deve ser multiplicado.
Também, até hoje nunca descobri por quê há muitos agentes secretos de Cristo. Não achei quem ensinou que devemos ser “crentes avestruzes”!… Cavar buracos na terra! Se esconder, além dos talentos, além da Palavra de Deus. A Bíblia não ensina a ninguém se esconder ou ocultar o seu tesouro, que é a salvação. Não! Ao contrário disso, o próprio Jesus ensinou que somos LUZES nas trevas! Este presente de Deus deve ser gritado, soprado pelos montes para que outros o saibam e o busquem também!!!
Vi alguém outro dia me escrevendo, e muito bem argumentando que os cristãos devem diminuir para que Cristo cresça… Gostei! Sim, é isso mesmo! Mas, diminuir (para que Cristo cresça). Esta é a interpretação. Diminuir não é se esconder, nem sumir, nem se omitir, certo? Este paradigma de brilho, que o diabo sempre desejou roubar para si (luz), já caiu por terra pelas próprias palavras de Jesus. O diabo não é luz como tenta ser! Ele é escuridão! Nós somos a luz!
Disse Jesus:
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
(Mateus 5:14)
Bom, Jesus disse isso também: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16).
Como aquele senhor que foi tão bondoso para com os seus outros dois servos, não se aborreceria tanto com aquele último homem a quem confiara de igual forma aos demais? Uma riqueza enterrada, sem brilho, sem lucro, sem visão de valor, sem vida!… Este servo perdera o que tinha, e o talento fora acrescentado ao que tinha mais!…
Jesus deseja que nós brilhemos para o crescimento do reino Dele. Ora, é claro que esse “brilhar” não significa que ofuscaremos o brilho do próprio Jesus, mas faremos que nem fez José do Egito e também como procedeu João Batista: apontavam para o céu, para a fonte de toda riqueza, glória, honra, poder e sabedoria!… (sobre isso, ler artigo “Fãs ou discípulos, autor; Claudinho Santos)
Bom, depois desta parábola de Cristo, ninguém pode reclamar que não foram distribuídos dons, nem talentos. Nem podemos assim dizer que recebemos tão pouco, por isso seremos infiéis com o nosso SENHOR!!
“Portanto, procurai com zelo os melhores dons;
e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.”
(1 Coríntios 12:31)
O senhor desta parábola, usou de toda a sua bondade para com os dois primeiros servos, pois ele era bom e generoso. Ele percebera que aqueles servos foram fiéis com os seus negócios. Nem era muito assim, né? Eram sete talentos,mas eram importantes! Eles pensaram nisso, e não em suas doenças da alma. Eles haviam recebido pouco, mas foram fiéis neste pouco ao senhor deles. Nem precisaram alcançar grandes cargos na igreja, nem títulos, nem diplomas das mais renovadas faculdades teológicas para agradarem ao seu senhor. Eles não guardaram, nem esconderam os bens de seu senhor, mas eles apenas resolveram agradá-lo com fidelidade e amor, só isso!!!
Ah, como eu desejo tanto ouvir isso de Cristo Naquele dia!!!!…
“Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25:21)
E, você? Quer ouvir isso também de Cristo? Claro, não é mesmo? E, nem precisa esperar receber muito para semear no reino de Cristo.
Seja fiel no pouco e no muito você receberá de nosso SENHOR JESUS!
Te convido agora, Seja bem vindo ao Reino de Deus!

Nenhum comentário: