terça-feira, 2 de abril de 2013

Pode o Cristão Participar de Festas Carnavalescas?


Carnaval, segundo o dicionário Michaelis/UOL é :
Período de três dias de folia que antecede a quarta feira de cinzas, orgia.
Historicamente o carnaval era o período que antecedia o período da quaresma, que se iniciava na quarta-feira de cinzas. Para quem não sabe quaresma quer dizer quadragésima; é o período de quarenta dias que se inicia na quarta feira de cinzas e termina no domingo de páscoa, neste período os católicos se abstêm de bebidas, alguns de carnes e de excessos. A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da semana santa pela igreja católica, antecedida pela quaresma, que consistia de quarenta dias de jejum. Este período longo de privações acabou por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a quarta feira de cinzas.
A palavra carnaval está relacionada a com a idéia de deleite dos prazeres da carne (carne no sentido de corpo humano e não só o alimento); a palavra original “carnis valles” em que carnis significa carne e vallis significa prazeres, acabou por formar uma nova palavra: carnaval.
O carnaval da antiguidade não difere quase nada da festa dos dias atuais; era marcado por festas “alegres” onde se comia e bebia em excesso, e a busca incessante dos prazeres. Nas ruas e praças da antiga Roma , o carnaval se prolongava nos dias de 17 a 23 de dezembro.
Todas as atividades comerciais eram suspensas, um “rei” (momo) era eleito por brincadeira e as restrições morais eram relaxadas. No carnaval aqui no Brasil, é costume entregar a “chave da cidade” ao rei Momo.
Mas o que é o rei Momo? Segundo a mitologia, Momo era um “deus” menor, filho da “deusa” Nix, que era a representação da própria noite. Momo é o maior homenageado no carnaval, pois é um “deus” alegre, comilão e beberrão, ideal para representar o carnaval.
E como fica o cristão diante dessa festa de origem pagã? Bem, não acho que seja indicado um cristão se embrenhar no meio de pessoas bêbadas, fazendo uso de drogas , seminuas ou até mesmo completamente nuas, em um frenesi danças que frequentemente terminam em brigas e sexo descompromissado.
Mas vamos buscar embasamento bíblico que indique não ser adequado para o cristão estar neste meio: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm.  1 Coríntios 6:12
Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma, ou seja, temos liberdade para fazer de tudo, mas nem tudo é bom que se faça. Podemos pecar, mas de nosso pecado vamos prestar contas a Deus.
“ Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.” Provérbios_4:14
No carnaval milhares e milhares de pessoas saltam e pulam atrás dos trios, blocos e escolas de samba: Até quando os ímpios, SENHOR, até quando os ímpios saltarão de prazer? Salmos 94:3
Também no salmo 1.1-6, temos preciosos conselhos para não andar segundo os pecadores: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
A alegria do carnaval é passageira, acaba na quarta feira de cinzas, ou antes. Cessa o folguedo dos tamboris, acaba o ruído dos que exultam, e cessa a alegria da harpa.
Isaías 24:8; mas a alegria dos que estão com o Senhor dura para sempre e é verdadeira quando se tem o espírito santo: E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. At 13:52.
O crente não precisa ser triste; as alegrias não estão só nas coisas mundanas. Podemos servir a Deus com muita alegria, sem bebedices, sem prostituição ou brigas. Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu. Salmos 43:4
Não é fácil, principalmente para os jovens, que estão começando a viver, ávidos por experimentarde tudo, permanecerem na presença do Senhor, pois o mundo e o próprio Satanás oferece várias bandejas com manjares que a primeira vista parecem deliciosos, mas possuem veneno suave que contamina a alma e embriaga até perdermos os sentidos de uma vida santa. Mas não é impossível fugir das tentações; é uma questão de praticar e orar, pedindo a Deus forças para resistir às tentações e mergulhar na bíblia sagrada, buscando entendimento da vontade do Senhor.
Não entre no bloco do diabo, pois vão desfilando para o inferno.
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Mateus 7:1